Paradoxos https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos <p class="style1">A revista <em>Paradoxos </em>é uma publicação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia que tem como objetivo discutir temas relacionados á tecnologia, comunicação e educação a partir de uma ótica interdisciplinar. adota, desde 2021, a modalidade de publicação contínua</p> <p class="style1">A presente revista possui um comprometimento, logo em sua composição editorial, com a interdisciplinaridade, bem como pela propagação de trabalhos inéditos e de referência na interface entre tecnologia, comunicação e educação. Nossa meta é ser um importante ator nesse movimento que, no limite, é o próprio movimento da ciência.</p> <p>A publicação tem acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, favorecendo a disseminação do conhecimento científico e o acesso a informação por todas as pessoas, viabilizando uma efetiva Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia.</p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <p>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/" target="_blank" rel="noopener">Creative Commons Attribution License</a>&nbsp;que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p> <p>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p> paradoxos@faced.ufu.br (Adriana C. Omena Santos, Vinícius Durval Dorne) paradoxos@faced.ufu.br (Editores) Fri, 19 Jul 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Recursos diferenciados na cobertura dos atos de janeiro de 2023 em Brasília: Jornalismo sob ataque https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/72374 <p>Este estudo analisa o material jornalístico veiculado durante a cobertura dos atos de vandalismo e depredação de prédios públicos em 8 de janeiro de 2023 em Brasília, Brasil. Buscando responder à questão: quais foram as estratégias utilizadas pela Rede Globo de Televisão/ Globo News para a realização de uma cobertura jornalística em um ambiente hostil à imprensa? são realizadas pesquisas qualitativas, com retrospectiva dos ataques aos jornalistas no Governo Bolsonaro; análise da cobertura das agressões aos espaços públicos e suas repercussões; e debate conceitual sobre conteúdos participativos e colaborativos. A partir da Análise Audiovisual e Análise de Discurso Crítica é possível verificar que as agressões físicas prosseguem nas redes sociais, afetando o modelo de telejornalismo e alavancando a dramaticidade das coberturas.</p> Simone Antoniaci Tuzzo, Ana Carolina Rocha Pessôa Temer Copyright (c) 2024 Simone Antoniaci Tuzzo, Ana Carolina Rocha Pessôa Temer https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/72374 Fri, 19 Jul 2024 00:00:00 -0300 Comunicação pública e letramento político: o potencial educativo dos programas de visitação das Câmaras Municipais https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/72871 <p>Este artigo discute o potencial educativo dos programas de visitação (PVs) de dezoito parlamentos locais do estado de São Paulo, a partir da aproximação entre as noções de comunicação pública e letramento político. O estudo tem caráter exploratório e se baseia na aplicação de questionários e em informações contidas nos sites das Câmaras Municipais analisadas. Verifica-se, à luz da revisão bibliográfica sobre o campo da comunicação pública do Poder Legislativo e da análise dos dados coletados, que os PVs são organizados na lógica institucional de construção de relacionamento, em que a preocupação educativa não é central no desenvolvimento das atividades de visitação.</p> Michel Carvalho da Silva Copyright (c) 2024 Michel Carvalho da Silva https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/72871 Fri, 19 Jul 2024 00:00:00 -0300 Cadê a cor que estava aqui? Prioridades políticas e desracialização no legislativo municipal de Teresina-PI https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/72637 <p>O presente artigo busca compreender de que forma os vereadores de Teresina-PI utilizam o site institucional da Câmara Municipal dos Vereadores e identificar qual o lugar da pauta racial nesse espaço comum da representação política da cidade. Para tanto, partimos de uma Análise de Conteúdo, mesclando elementos quantitativos e qualitativos, a fim de obter as respostas para as perguntas geradoras deste trabalho. Ao final, foi possível notar não apenas a forma, mas também obter pistas das finalidades sob as quais os vereadores utilizam esses espaços comunicacionais, assim como constatar a completa ausência da pauta racial no período analisado, o que abriu caminho para um debate acerca da racialização e desracialização na pauta política local.</p> Luan Matheus dos Santos Santana Copyright (c) 2024 Luan Matheus dos Santos Santana https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/72637 Fri, 19 Jul 2024 00:00:00 -0300 Discursos sociais em mídias digitais: análise da campanha de conscientização sobre HIV e Aids https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/73003 <p>Neste estudo analisamos de maneira discursiva-crítica, comentários publicados na rede X/Twitter, a partir da Análise de Discurso Crítica (ADC). Os tweets analisados foram postados a partir de uma publicação de campanha de conscientização sobre HIV e Aids, promovida pelo Ministério da Saúde, em 2022, e neles usuários se posicionam de diferentes formas sobre o tema. Apresentamos a rede X/Twitter como espaço de produção discursiva midiática, refletimos sobre a educação sexual nas escolas, estabelecendo uma relação com os discursos analisados. Os resultados das análises evidenciam que o ensino e sexualidade influenciam na produção de discursos sobre HIV e AIDS nas mídias digitais, desencadeando a manutenção ou não de informações equivocadas sobre o tema.</p> Gustavo de Oliveira Costa, Luan Pazzini Bittencourt Copyright (c) 2024 Gustavo de Oliveira Costa, Luan Pazzini Bittencourt https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/73003 Fri, 19 Jul 2024 00:00:00 -0300 A arte como interlocutora histórica do ser humano imaginativo https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/72316 <p>A materialização e compartilhamento das experiências cotidianas encontraram na produção artística seu principal instrumento de registro, possibilitando que grande parte da história do ser humano fosse desvelada. O objetivo central deste artigo é compreender a função da Arte como interlocutora histórico-cultural na trajetória do ser humano. Como metodologia de pesquisa buscou-se estabelecer uma ligação entre os artefatos artísticos e a história do ser humano social. Com base nesse pressuposto e considerando as reflexões de teóricos como: Christoph Wulf, Edgar Morin, Walter Benjamin e Aby Warburg, foi possível estabelecer uma relação, entre a produção artística e o processo evolutivo dos seres humanos. Um procedimento que permitiu legitimar o pensamento que admite: toda a história dos seres humanos só pode ser contada por meio da arte.</p> Wilmar Gomes de Souza Copyright (c) 2024 Wilmar Gomes de Souza https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/72316 Fri, 19 Jul 2024 00:00:00 -0300 A representatividade lésbica em The L Word e The L Word Generation Q: uma análise discursiva de imaginários https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/72893 <p>Narrado em primeira pessoa, no particular e no coletivo, este manifesto - ensaio apresenta uma análise sobre a comunidade lésbica pela ótica do imaginário, a partir das séries The L Word (2004) e The L Word Generation Q (2019). Como suporte metodológico, que tem como objetivo discutir a representatividade das mulheres lésbicas e desvelar imaginários sobre elas, utiliza a Análise Discursiva de Imaginários (ADI) proposta por Silva (2019). São encontradas memórias e experiências de um corpo sapatão que, de certa forma, se entrelaçam com os dramas vividos pelas personagens da série e estão inseridos neste trabalho por meio da Escrevivência (Evaristo, 2017). Para discutir questões envolvendo gêneros, dissidências e mulheridades, parte de Butler (2021) e Nascimento (2021).</p> Suelen Gotardo Copyright (c) 2024 Suelen Gotardo https://seer.ufu.br/index.php/paradoxos/article/view/72893 Fri, 19 Jul 2024 00:00:00 -0300