No museu e na Avenida, Leandro Vieira “de fora”

considerações sobre carnavalescos em exposições de arte contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v20n1a2024-66963

Palabras clave:

carnavalescos, curadoria, arte popular, arte contemporânea, decolonial

Resumen

Tomando como objeto de interesse o trabalho “Bandeira brasileira” (2019-2021) realizada pelo carnavalesco Leandro Vieira – atuante em escolas de samba do Rio de Janeiro –, e mais especificamente sua exibição e posterior incorporação ao acervo do MAM-Rio, discutiremos problemáticas e estratégias presentes em recentes eventos que promovem trânsitos entre o chamado “popular” e a arte contemporânea institucionalizada. A partir de uma perspectiva decolonial, discutiremos como esses trânsitos entre carnavalescos e espaços institucionais da arte via curadoria e exposições, quando esses agentes e suas produções são assimiladas enquanto “arte contemporânea”, tensionam e reconfiguram as instituições artísticas e os modos como produzem narrativas, sentidos e legitimação. Para isso, contextualizaremos o caso de Vieira em relação a outros carnavalescos que também foram alvo de interesse de agentes e instituições artísticas diversos, e faremos breves considerações sobre o ofício do carnavalesco, suas práticas e saberes específicos, referenciado nas pesquisas de Helenise Monteiro Magalhães e Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Ernesto Freitas Lima, Universidade de Brasília (UnB)

Professor colaborador da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), no curso de licenciatura em artes visuais. Doutor em Artes, com ênfase em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (PPGAV / VIS / IdA / UnB) (2020), Mestre em Artes pelo mesmo programa (2016). Possui bacharelado em Desenho Industrial e habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto pela Universidade de Brasília (2011). Atua no Ensino e Pesquisa em Teoria e História da Arte com ênfase em arte contemporânea, história da arte, curadoria, exposições, a partir de perspectiva interdisciplinar com políticas culturais, sociologia da arte, história da cultura e museologia. Integra os grupos de pesquisa História da Arte: modos de ver, exibir e compreender (UnB, Unicamp, UFRJ, UFRGS, UERJ e UFBA) e Musealização da Arte: Poéticas em Narrativas (UFMA, UFMG, UnB, UNESPAR e UFSC). Atuou como professor no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) (2016-2017). Participa de eventos científicos e tem publicações em anais e periódicos especializados desde 2014. Também atua em projetos de design gráfico e ilustração

Publicado

2024-01-30

Cómo citar

FREITAS LIMA, P. E. No museu e na Avenida, Leandro Vieira “de fora”: considerações sobre carnavalescos em exposições de arte contemporânea. ouvirOUver, [S. l.], v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.14393/OUV-v20n1a2024-66963. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66963. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Devires Decoloniais: Resistências, Impasses, Estratégias