Chamada aberta para o Dossiê Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas

2022-02-07

Chamada aberta para o Dossiê Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas

Editora convidada: Jusamara Vieira Souza (UFRGS)

Este dossiê pretende reunir artigos que contemplem pesquisas, relatos de experiências, reflexões sobre a educação musical compreendida a partir das perspectivas teóricas sobre a vida cotidiana, que vêm sendo trabalhadas nos mais diversos campos do conhecimento. Com a proposição desta temática espera-se tratar das contribuições teóricas, metodológicas, ontológicas e epistemológicas dessa perspectiva para a área de Educação Musical.

As questões e reflexões neste campo são variadas e deixamos, como sugestões, alguns eixos temáticos que poderão ser abordados:

  • Teorias da vida cotidiana e reflexões para a educação musical na contemporaneidade: campos intersecionados, conceito e ideias
  • Possibilidades teórico-metodológicas de pesquisas com o cotidiano: narrativas (auto)biográficas, histórias de vida, estudo de caso, pesquisa participante, entre outras
  • Práticas musicais na vida cotidiana de diferentes grupos sociais
  • Diferentes espaços e tempos de formação musical e processos pedagógico-musicais
  • Formas de socialização presentes na educação musical
  • Espaços, tempos e sociabilidades na educação musical
  • Transformações digitais, tecnologias e seus impactos na educação musical
  • Cotidiano escolar, práticas musicais, processos educativo-musicais, currículos e formação de professores
  • Educação musical no cotidiano: Dimensões éticas e políticas, desigualdades sociais, democracia, acesso
  • Educação musical na perspectiva das teorias do cotidiano e suas articulações com os temas atuais: pandemia, raça, gênero, sexualidades e corpos, diversidade, direitos humanos, vulnerabilidade social e outros fenômenos relevantes
  • Educação musical, cotidiano, infâncias, juventudes e fenômenos intergeracionais
  • Cotidiano, trabalho e vida profissional de educadores musicais entre outros aspectos

As contribuições deverão estar em conformidade com as normas da revista, cujas diretrizes de publicação constam no endereço: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/about/submissions

Todas as submissões deverão ser enviadas para a plataforma da revista até 30 de junho de 2022

Outras contribuições com temas variados seguirão em sistema de fluxo contínuo.

Atenciosamente,

Equipe Editorial da Revista ouvirOUver