Olhares & Trilhas: Anúncios https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas <p>A Olhares &amp; Trilhas (ISSN:1983.3857 - on-line) é o periódico eletrônico da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Os números, a partir de 2022, serão publicados em dois volumes anuais (em julho e em dezembro de cada ano).</p> <p> </p> <p>Qualis A4 (2017-2020)</p> <p>Indexadores:</p> <p><a href="https://www.researchgate.net/journal/Olhares-Trilhas-1983-3857">Researchgate</a></p> <p><a href="https://diadorim.ibict.br/handle/1/2291">Diadorim</a></p> <p><a href="http://journalseek.net/cgi-bin/journalseek/journalsearch.cgi?field=issn&amp;query=1518-2851">JournalSeek</a></p> <p><a href="http://www.journals4free.com/link.jsp?l=17073102">Journalsforfree</a></p> <p><a href="https://www.sumarios.org/revista/revista-olhares-trilhas">Sumários.org</a></p> <p><a href="https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/periodicos/olhares-e-trilhas-revista-de-ensino-da-escola-de-educacao-basica-da-universidade-federal-de-uberlandia/">Periódicos de Minas</a></p> <p> </p> <p>Diretórios:</p> <p><a href="http://200.130.0.162/handle/miguilim/4566">Miguilim</a></p> <p><a href="https://diretorio.rcaap.pt/handle/1/284">Diretório Luso-brasileiro</a></p> <p> </p> <p> </p> pt-BR Fri, 22 Dec 2023 09:18:13 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Férias Coletivas revista Olhares & Trilhas https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/announcement/view/353 https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/announcement/view/353 Fri, 22 Dec 2023 09:18:13 -0300 Chamada para publicação em Dossiê temático: PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/announcement/view/338 <p><strong>Organizadores: </strong>Francisca Izabel Pereira Maciel (UFMG) e Juliano Guerra Rocha (UFJF)</p> <p>O campo da alfabetização no Brasil, na última década, tem se ampliado! É notável o interesse de pesquisadores e pesquisadoras das Universidades brasileiras em investigar esse fenômeno em suas múltiplas facetas, tal como abordou Magda Soares. Observamos também um movimento crescente de diálogo contínuo entre a Universidade e a Escola de Educação Básica, de modo que as pesquisas estão, cada vez mais, dialogando com as práticas pedagógicas, com os/as alfabetizadores/as, com os sistemas de ensino e com as políticas educacionais. Longe de buscar impactar diretamente essas instâncias, compreendemos que há um compromisso em que, de fato, a alfabetização seja encarada com seriedade e como um direito inalienável de todas as pessoas.</p> <p>No âmbito acadêmico, a constituição de Grupos de Estudos e Pesquisas, Núcleos, Laboratórios de Alfabetização, neste século, vem fortalecendo o debate em torno de como a criança, o/a jovem, o/a adulto/a aprende e os modos de ensiná-los/as o sistema de escrita alfabético, sem desconsiderar a dimensão social, política e cultural das linguagens. Logo, este dossiê busca acolher, especialmente:</p> <ul> <li><strong>ARTIGOS</strong> que tematizam o levantamento de produções acadêmicas brasileiras, demonstrando o que tem sido investigado sobre alguma faceta da alfabetização;</li> <li><strong>ARTIGOS</strong> frutos de pesquisas concluídas e/ou em andamento sobre alfabetização, especificamente no que tange à apropriação do sistema de escrita alfabético e dos usos e funções sociais da linguagem;</li> <li><strong>ENTREVISTAS</strong> com pesquisadores e pesquisadoras da área da alfabetização no Brasil.</li> </ul> <p>Por fim, inspirando-nos nos legados de nossas Mestras Magda Soares, Ana Teberosky e Emilia Ferreiro, que recentemente nos deixaram, e que foram mulheres engajadas pela alfabetização enquanto um direito social, esperamos que este dossiê possa contribuir para ampliarmos o debate sobre o tema. Um debate que mantém os pés firmes na realidade brasileira, afinal, “como trabalhar, não importa em que campo da alfabetização [...], sem ir conhecendo as manhas com que os grupos humanos produzem sua própria sobrevivência?" (FREIRE, 2000, p. 83).</p> <p> </p> <p><strong>Prazo:</strong> submissão até 31 de maio de 2024.</p> <p><strong>Publicação:</strong> Olhares &amp; Trilhas, v.26 n.1, jan-jun/2024</p> <p> </p> <p><strong>REFERÊNCIA</strong></p> <p>FREIRE, Paulo. Alfabetização e miséria. In: FREIRE, Paulo. <strong>Pedagogia da indignação:</strong> cartas pedagógicas e outros escritos. 5ª reimpressão. São Paulo: Editora UNESP, 2000, p. 83.</p> <p> </p> <p><strong>Link para regras de submissão: </strong></p> <p><a href="https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/about/submissions"><strong>https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/about/submissions</strong></a></p> <p><strong>Link para folha de estilo:</strong></p> <p><a href="https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/libraryFiles/downloadPublic/436">https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/libraryFiles/downloadPublic/436</a></p> <p><strong>Link para cadastro e submissão:</strong></p> <p><a href="https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/user/register"><strong>https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/user/register</strong></a></p> <p><strong> </strong></p> https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/announcement/view/338 Mon, 04 Sep 2023 08:04:43 -0300 Férias coletivas da equipe editorial da revista Olhares & Trilhas https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/announcement/view/334 https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/announcement/view/334 Wed, 12 Jul 2023 14:30:56 -0300 MUDANÇA NA PERIODICIDADE DA REVISTA https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/announcement/view/295 https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/announcement/view/295 Sat, 30 Apr 2022 11:54:11 -0300 ANÚNCIO https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/announcement/view/293 https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/announcement/view/293 Tue, 26 Apr 2022 17:10:33 -0300