Letramento crítico e o ensino de língua inglesa: fomentando o senso crítico e a cidadania nas aulas de leitura
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v34n1a2018-3Keywords:
Letramento crítico, Língua inglesa, Conhecimento local, Ensino de leituraAbstract
Este artigo é um recorte da proposta desenvolvida em dissertação de mestrado, cujo título é O papel do ensino de língua inglesa na formação do leitor/cidadão crítico: leitura e letramentos no contexto escolar, defendida na Universidade Federal Fluminense em 08 de dezembro de 2015. A pesquisa desenvolvida na dissertação objetivou investigar o papel do letramento crítico (DUBOC, 2014; JORDÃO, 2013, 2014; LANKSHEAR; McLAREN, 2013; TÃLIO, 2012, 2015) e do conhecimento local (KUMARAVADIVELU, 2006) em um processo de implementação das atividades de leitura das quatro primeiras unidades do livro Alive high: inglês, 3° ano: Ensino Médio. Todavia, no presente estudo, analisamos a segunda unidade, objetivando, assim, ilustrar de forma mais sucinta o trabalho desenvolvido na dissertação. Cabe também salientar que a análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa ocorreu em duas turmas do 3° ano do Ensino Médio - Regular de uma escola estadual localizada no município de São Gonçalo/RJ. No que tange aos resultados dessa análise, eles mostraram que o texto da segunda unidade e suas respectivas atividades de leitura podem fomentar práticas crítico-reflexivas e, por conseguinte, viabilizar a formação de leitores/cidadãos críticos. Contudo, para que esse objetivo seja alcançado, o professor precisa estar ciente da importância do papel do conhecimento local e do seu próprio papel de mediador no desenvolvimento e/ou da adaptação dessas atividades pedagógicas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.