A escolaridade e a variação de concordância verbal na língua usada por menores carentes de Maceió
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL62-v31n2a2015-5Keywords:
Sociolinguística, Variação linguística, Concordância verbal, EscolaridadeAbstract
Este artigo tem como objetivo principal observar o comportamento variável da concordância verbal na língua usada por menores carentes de entidades filantrópicas de Maceió. Procuramos alcançar, à luz da Sociolinguística Variacionista, de Labov (2008 [1972]), os seguintes objetivos: (i) verificar qual é a variante mais usada na escrita da comunidade de fala em estudo; (ii) verificar quais as variáveis linguísticas e extralinguísticas que condicionam essa variação; (iii) observar se a escolaridade é uma variável significativa para o uso dessa variação; e (iv) verificar se há mais semelhanças ou diferenças no uso dessa variação entre os dados de fala e os de escrita dessa comunidade. O corpus deste trabalho é constituído por produções escritas por dezesseis informantes. A análise dos dados foi realizada através do programa computacional GoldvarbX. Ao realizarmos o presente estudo, verificamos que (i) a variante mais usada é [-conc]; (ii) a variação em estudo é motivada pelos grupos de fatores: escolaridade, distância entre sujeito e verbo, natureza do sujeito e paralelismo formal; (iii) a variável extralinguística 'escolaridade' é relevante para o uso da variação em estudo; e que (iv) há mais semelhanças do que diferenças no uso dessa variação entre os dados de fala e os de escrita.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-12-29
How to Cite
SANTOS, R. L. de A. A escolaridade e a variação de concordância verbal na língua usada por menores carentes de Maceió. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 2, p. 86–110, 2015. DOI: 10.14393/LL62-v31n2a2015-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30383. Acesso em: 11 dec. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.