Uma reflexão enunciativa para o trabalho com o texto na escrita
Abstract
Este texto apresenta um estudo preliminar conceitual da teoria enunciativa de Émile Benveniste, que é bastante circunscrito ao texto de 1970, O aparelho formal da enunciação, uma espécie de síntese da teoria linguística enunciativa de Benveniste. Além disso, refletimos sobre o ensino de língua Portuguesa em uma escola de educação básica, a fim de provocar uma reflexão e em seguida uma discussão sobre a colaboração que os estudos enunciativos, principalmente os que aqui destacamos, podem trazer às reflexões sobre o ensino de língua, enquanto condição, como diz Benveniste, de um homem tornar-se sujeito pelo seu dizer. Estas considerações têm, como pano de fundo, a necessidade de entender melhor como explicar e ainda descrever o uso e a organização da língua em uma dada situação discursiva específica e como fazê-lo em circunstâncias de ensino de língua Portuguesa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-09-03
How to Cite
TOLDO, C. Uma reflexão enunciativa para o trabalho com o texto na escrita. Letras & Letras, Uberlândia, v. 29, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25924. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.