O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCADEIRAS DE MENINOS E MENINAS

Autores

  • Flávia Fernandes dos Reis PIBIC / FAPEMIG
  • Myrtes Dias da Cunha Universidade Federal de Uberlândia - FACED

Palavras-chave:

educação infantil, cotidiano escolar, lúdico, ensino-aprendizagem e gênero

Resumo

O presente artigo trata-se de uma pesquisa realizada na ESEBA (Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia), por dois anos consecutivos (2008-2009), que teve como objetivos analisar o planejamento das atividades lúdicas, o seu desenvolvimento na sala de aula, a organização do ambiente escolar e, principalmente, os aspectos em que o lúdico se destacou como parte do processo de ensino-aprendizagem, seja através das condições espaciais criadas pelas professoras, seja pela espontaneidade e as preferências das crianças. Somado às observações que foram feitas na escola, realizamos também um estudo bibliográfico acerca da temática investigada, buscando contribuir para a melhoria da Educação Infantil. Em 2009 observamos uma turma de crianças do 2º período da Educação Infantil, faixa etária entre 5 e 6 anos, na sala de aula e em outros espaços da escola. Por intermédio dessa pesquisa pudemos observar como as crianças brincam, cientes de que o universo lúdico é revestido por simbolismos que se expressam em brincadeiras, perpassadas pelo âmbito da cultura e por questões de gênero, além de percebermos que o processo de brincar está associado com a construção do conhecimento.

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Publicado

2011-12-07

Edição

Seção

Educação