POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÁFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR

Autores

  • Alex de Vasconcelos Pineli Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • José Aparecido Sorratini Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafael Costa Barbosa Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

polo gerador de viagem, instituição de ensino superior, taxa de geração de viagens, análise do impacto do tráfego de veículos.

Resumo

Estabelecimentos de ensino de nível superior, aqui denominados de Polos Geradores de Viagens - PGV, atraem e produzem viagens veiculares e de pedestres e causam impactos no trânsito de sua área de influência, que podem resultar em sobrecarga na utilização das vias de acesso e contribuir para o aumento dos congestionamentos e deterioração da acessibilidade dessas vias. O objetivo deste trabalho foi comparar o volume de veículos e de pessoas que frequentam diariamente um campus universitário fechado com metodologias existentes na literatura nacional e estrangeira. Foi pesquisado o Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, MG, um campus fechado de uma universidade pública, que atrai, diariamente, aproximadamente 20.000 pessoas e 7.000 veículos. Com base na quantidade máxima de veículos dentro do campus foi estimado o número de vagas de estacionamento para atender aos usuários, que foi comparado ao recomendado pela legislação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex de Vasconcelos Pineli Alves, Universidade Federal de Uberlândia

engenharia civil

José Aparecido Sorratini, Universidade Federal de Uberlândia

engenharia civil

Rafael Costa Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

engenharia mecânica

Downloads

Publicado

2011-07-27

Edição

Seção

Engenharia Civil