REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÃNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL
Palavras-chave:
, 1. Linguística Aplicada. 2. Análise do Discurso. 3. Ensino-aprendizagem de língua inglesa.Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou investigar como alunos de uma Organização Não-Governamental (ONG) representam a sua aprendizagem de língua inglesa em contexto de aula de Inglês Instrumental. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Lingüística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). A pesquisa buscou, assim, examinar como os alunos representam a sua aprendizagem, observando, descrevendo e analisando as vozes evocadas nos processos discursivos por eles instaurados quando constroem tais representações. A proposta AREDA - Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (SERRANI-INFANTE, 1998) foi utilizada como ferramenta metodológica para a coleta dos dados. Como resultado, foi possível depreender que a relação dos sujeitos em relação à aprendizagem da língua inglesa é regida por três representações: 1) O espelhamento da língua materna na língua estrangeira; 2) A inescrição na língua estrangeira; 3) A ideologia dos lugares outros. Essas representações se interconstituem e as práticas discursivas presentes nos dizeres dos enunciadores encontram-se circunscritas em algumas formações discursivas (FDs): 1) FD Projetiva; 2) FD do Não-Pertencimento; 3) FD dos Lugares Outros. As representações construídas e as formações discursivas nas quais os participantes se inscrevem revelam que a aprendizagem da língua inglesa ocupa um lugar imaginário que os sujeitos revelam não ter alcançado ainda. Esses sujeitos se constituem, assim, sujeitos do devir à espera da aprendizagem da língua inglesa.Downloads
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Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
Lingüística e Letras