O COMPORTAMENTO DO LEITOR VIRTUAL NAS PESQUISAS ESCOLARES: NOVAS MODALIDADES DE LEITURA

Autores

  • Camila Nataly Pinho Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Pastorello Buim Arena Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Pesquisa escolar, Sistemas de busca, Leitura na internet.

Resumo

A pesquisa intitulada Leitura digital: implicações para pesquisa escolar, financiada pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), tem o objetivo de investigar a leitura em ambiante virtual para a realização de pesquisas escolares. O texto apresentará a descrição das observações, resultantes de pesquisa-ação, e sua respectiva análise, cuja referência são os estudos pautados na perspectiva marxista. Será apresentado neste texto, um recorte dos dados coletados na pesquisa, com alunos de 4ª série do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal da cidade de Uberlândia. Os dados gerados no ambiente da sala de informática, foram coletados entre os meses de novembro e dezembro de 2009, por duas horas semanais com oito alunos que se encontravam em período extra-escolar para realização das atividades previstas pelo projeto. Foi analisado o resultado de uma atividade específica, ensinada pelo pequisador e por duas bolsistas referente ao comportamento do leitor diante textos on-line captados na WWW e sites específicos. As conclusões indicam que, apesar de terem aulas semanais de informática, os alunos não aprendem como usar todo o potencial dos instrumentos de busca disponíveis na internet, porque estão acostumados a obedecer às orientações para acessar apenas sites indicados pela professora, ou a fazer uso de softwares pedagógicos. Por essas razões, os alunos apresentam baixo desempenho ao buscarem informações precisas para as pesquisas escolares que a eles são solicitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Nataly Pinho, Universidade Federal de Uberlândia

Camila Nataly Pinho, graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC financiada pelo CNPq, na linha de Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, com a orientação da Professora Doutora Adriana Pastorello Buim Arena.

Adriana Pastorello Buim Arena, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da Faculdade de Educação - FACED e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Editora da Revista Ensino em Re-Vista, vinculada à linha de pesquisa "Saberes e Práticas Educativas" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Filosofia (1995), graduação em Pedagogia (2002), Mestrado em Educação (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Bolsa de doutorado-sanduíche financiada pela CAPES na Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade de Lisboa , sob orientação do Dr. Justino Pereira de Magalhães. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de leitura e de escrita no ensino fundamental.

Downloads

Publicado

2011-09-09

Edição

Seção

Educação