A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA TELEVISIVA: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS INFANTO-JUVENIS
Palavras-chave:
Divulgação Científica, Mídia Televisiva, Programa Educativo, Lúdico, Público-alvoResumo
A partir do quadro teórico da Análise de Discurso de linha francesa e da Lingüística da Enunciação, este artigo objetiva discutir como se dá a Divulgação Científica (DC), via mídia televisiva, em programas educativos cujo público-alvo é o infanto-juvenil. Com este propósito, tomamos como corpus de análise alguns episódios dos programas "X-Tudo", "Castelo Rá-Tim-Bum" e "O Mundo de Beakman". Esta seleção foi feita a fim de analisarmos qual seria o tratamento dado pela mídia televisiva em relação à ciência e sua divulgação; ou seja, questionamos o que seria considerado ciência e o que ficaria à margem na produção de programas que promovem a DC, voltando-a ao público infanto-juvenil e cujo objetivo primeiro refere-se à educação e à difusão de cultura. Chegamos à conclusão de que a DC na mídia televisiva se constitui na relação entre discursos (científico, pedagógico, lúdico e midiático) e nessa relação se (re)produz uma construção estereotipada de ciência, cientista e público-alvoDownloads
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Publicado
2010-04-08
Edição
Seção
Lingüística e Letras