OPERACIONALIZAÇÃO DO MONITOR DE ATIVOS INTANGÍVEIS: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA EMPRESA ATACADISTA DE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi UNIOESTE
  • Wagner Igarashi UNIOESTE
  • José Braz Hercos Junior UEM
  • Marcos Zimmermann Faculdade Estácio de Sá
  • Rosimeri Luciane Remboski UNIOESTE

Palavras-chave:

Modelo de Capital Intelectual, Gerenciamento Interno, Sveiby

Resumo

Pesquisas realizadas apontam que uma das vantagens em se estudar o capital intelectual está relacionado à gerência de intangíveis, uma vez que boas práticas podem gerar diferenciação entre as empresas. Neste processo os intangíveis são tratados no processo de controle de gerência de modo informal, ou seja, sem serem divulgados externamente. A partir do exposto este estudo tem por objetivo propor a operacionalização do modelo de capital intelectual desenvolvido por Sveiby (1998) para uma empresa do segmento atacadista de pneumáticos, visando o gerenciamento interno. Para o desenvolvimento do estudo foram adotados alguns procedimentos metodológicos, sendo: pesquisa bibliográfica, observação participante e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos possibilitaram avaliar o desempenho da empresa e proporcionar à gerência, a oportunidade de analisar a organização por diferentes áreas, identificando os grupos de ativos intangíveis presentes, bem como recursos disponíveis a serem explorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisy Cristina Corrêa Igarashi, UNIOESTE

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Engenharia de Produção e também em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) (2007) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professora no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência acadêmica e empresarial na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, controles de gestão e avaliação de desempenho.

Wagner Igarashi, UNIOESTE

Possui graduação em Informática pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área acâdemica e profissional de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: data warehouse, recuperação de informações, tecnologia da informação, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento.

José Braz Hercos Junior, UEM

possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (1988) , especialização em Especialização Em Contabilidade Gerencial pela Universidade Estadual de Maringá (1994) e mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (2004) . Atualmente é Prof. Assistente da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Economia Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, incubadora, desenvolvimento regional.

Marcos Zimmermann, Faculdade Estácio de Sá

Acadêmico de Administração

Rosimeri Luciane Remboski, UNIOESTE

Acadêmica de Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

2011-02-28

Edição

Seção

Ciências Sociais