LUGARES DISCURSIVOS NO DISCURSO POL͍TICO

Autores

  • Camila Fernandes Braga Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Análise do Discurso, VEJA, discurso político, produção de sentidos.

Resumo

Neste trabalho descrevemos como a instituição midiática VEJA produz sentidos do discurso político ao construir uma leitura sobre as candidaturas à Presidência da República. Partimos da hipótese de que a instituição midiática VEJA se coloca no lugar discursivo das elites sociais para enunciar o discurso político. Ao se colocar nesse lugar exerce uma tomada de posição que marca seu lugar de enunciação. Ao produzir sentidos, nas reportagens acerca dos candidatos à presidência da República, procura desidentificar seus leitores de se constituírem sujeitos a partir das idéias preconizadas pelos candidatos de partidos cujo programa defende os ideais da classe trabalhadora. Analisamos, assim, sequências discursivas referentes aos candidatos Luís Inácio Lula da Silva, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Geraldo Alckmin. Nesta análise, tomamos como arcabouço teórico a Análise do Discurso de linha francesa, pois examinaremos como uma instituição midiática é capaz de constituir-se em uma determinada ideologia e quais são as condições de produção dos enunciados dos candidatos à Presidência da República e dos dizeres da instituição midiática Veja sobre os mesmos.

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Publicado

2011-09-15

Edição

Seção

Lingüística e Letras