A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE

Autores

  • Vanilda Honória Santos Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação, Modernidade, Crítica, Além Homem

Resumo

Nietzsche é crítico da educação a ele contemporânea, destacando a superficialidade do modelo de formação do homem moderno, que em nome do ideal de racionalidade técnica abdicou da cultura e demoliu o humano em favor de um modelo de homem dócil e obediente, e ao mesmo tempo destituído de personalidade. O autor não se detém aos formalismos da filosofia praticada em sua época, uma vez que o rigor do método não atenta para os problemas do mundo, ou seja, o social. Pretende-se com o desenvolvimento deste trabalho ressaltar a importância dada por Nietzsche a nova perspectiva educacional, destinada à reforma da cultura e, consequentemente da sociedade. Para o desenvolvimento do trabalho se fez necessário percorrer a vasta obra do autor, para tratarmos de sua concepção de Educação, visto que ele não se caracteriza como um autor sistemático.

Biografia do Autor

  • Vanilda Honória Santos, Universidade Federal de Uberlândia
    Mestranda em Filosofia Social e Política pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2010-08-10

Edição

Seção

Filosofia