DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE EXPERIMENTAL DE UM NOVO RETIFICADOR HÃBRIDO MONOFÃSICO DE 10 KW COM ELEVADO FATOR DE POTÊNCIA E REDUZIDA DISTORÇÃO HARMÔNICA DE CORRENTE ADEQUADO PARA APLICAÇÕES EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE URBANO COM TRAÇÃO ELÉTRICA.
Palavras-chave:
Controle PWM, Correção do Fator de Potência, Retificadores Híbridos, Sistemas Elétricos de Transporte Urbano, Trólebus.Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e análise experimental do controle analógico utilizado em uma nova estrutura de retificador híbrido monofásico com elevado fator de potência (FP) e reduzida distorção harmônica de corrente (DHTI) para aplicação como estágio pré-regulador de sistemas de tração elétrica. Trata-se de um conversor pré-regulador retificador capaz de promover a flexibilidade de alimentação, em corrente alternada ou contínua, para ônibus de transporte público tipo trólebus, contribuindo com a possibilidade de expansão da rede, a baixo custo, eliminando-se custos associados às estações retificadoras convencionais. A estrutura proposta é composta por um retificador monofásico de onda completa não controlado convencional, associado em paralelo a um retificador controlado não isolado. Destaca-se que o retificador monofásico controlado é capaz de compor a corrente de entrada, garantindo-se elevado FP e reduzida DHTI, tal como nos pré-reguladores convencionais, porém, o retificador controlado processa menos de 50% da potência total de saída, garantindo robustez e confiabilidade para a estrutura. Foi desenvolvido controle analógico para um protótipo de 10kW analisado em laboratório. A técnica de controle PWM utilizada é capaz de limitar a contribuição do retificador chaveado e, ao mesmo tempo, impor uma corrente de entrada cujo espectro harmônico está em conformidade com os limites impostos pela norma internacional IEC61000-3-4.Downloads
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Publicado
2012-04-11
Edição
Seção
Engenharia Elétrica