A RELAÇÃO CIDADE-CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA(MG)

Autores

  • Rogério Gerolineto Fonseca Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU
  • Joelma Cristina dos Santos Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se relacionam campo e cidade no município de Ituiutaba (MG), a partir da contextualização dos fenômenos que se iniciaram no Brasil a partir do final da Segunda Guerra Mundial. Tais fenômenos se tornaram cada vez mais intensos nas décadas subseqüentes, como a modernização da agricultura, a partir da década de 1960, a transferência de população do campo para as cidades e o surgimento de uma nova categoria de trabalhadores: os trabalhadores volantes, que moram nas cidades e se deslocam diariamente para trabalhar no campo. Dessa forma, nesta pesquisa foram consideradas as transformações ocorridas no campo e na cidade em Ituiutaba a partir do ano de 1980 até esta primeira década do século XXI, intensificadas a partir da implantação de atividades sucroalcooleiras na região. A implantação do setor sucroalcooleiro em Ituiutaba tem modificado a configuração econômica, social e espacial no campo, além da introdução de trabalhadores volantes e de migrantes no espaço urbano, responsáveis por mudanças na dinâmica da cidade de Ituiutaba. Palavras-chave: cidade, campo, Ituiutaba, usinas, trabalhador volante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Gerolineto Fonseca, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

Aluno do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal. Possui monitoria concluída na disciplina de Cartografia e atualmente é bolsista de iniciação científica do PIBIC/CNPq/UFU.

Joelma Cristina dos Santos, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

Professora do curso de graduação em Geografia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU. Mestre em Geografia pela FCT/UNESP e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFU.

Downloads

Publicado

2011-10-03

Edição

Seção

Sociologia