A MÚSICA NAS PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PARA O ENSINO MÉDIO: SITUAÇÃO PÓS LDBEN 9394/96

Autores

  • Gisela de Oliveira Gasques Silvana de Oliveira Gasques e Maurício Soares Gasques
  • Margarete Arroyo

Resumo

Considerando a obrigatoriedade do ensino de Arte na LBDEN 9394/96, e posteriormente do ensino de música pela lei no 11.769/08, este artigo contribui com os rumos da educação musical no que diz respeito às propostas curriculares divulgadas pelas Secretarias de Estado de Educação. Os objetivos deste trabalho foram localizar e mapear as propostas curriculares para o ensino de Arte-Música dos estados brasileiros dirigidas aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio bem como descrever e discutir como a música aparece nessas propostas. O plano de trabalho foi desenvolvido através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Foram localizadas dez propostas curriculares estaduais e outras cinco em processo de elaboração. Das dez propostas, oito foram obtidas por nós e analisadas nesse trabalho. São elas: Acre, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. Dentre os aspectos discutidos está a referência das Artes Visuais na elaboração da maioria dessas propostas, principalmente a respeito da "Proposta Triangularâ€?. Além disso, notamos a dificuldade da Música em se firmar como um conteúdo específico nos currículos escolares, após décadas de ausência. Dessa forma, quase metade das propostas analisadas aborda a música juntamente com outras Artes. Finalmente, o material encontrado pode ser de grande importância para a definição do trabalho musical em sala de aula, orientação do professor e fontes de pesquisa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela de Oliveira Gasques, Silvana de Oliveira Gasques e Maurício Soares Gasques

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia nas modlaidades Licenciatura e Bacharelado. Atualmente é estudante do curso de Música na modalidade Licenciatura, habilitação em Piano. Participou do PIBIC entre agosto de 2008 e julho de 2009, contribuindo para pesquisas relacionadas à temática Juventude e Música.

Margarete Arroyo

Professora do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândiade e membro da diretoria da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais. Título de doutorado. Orientadora de inúmeras pesquisas relacionadas à temática Juventude e Música.

Downloads

Publicado

2009-12-16

Edição

Seção

Artes