ANaLISE DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE BRASIL, RÚSSIA, aNDIA E CHINA (BRIC): MAPEAMENTO DOS INDICADORES DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Autores

  • Fernando Cardoso Boaventura Oliveira Instituto de Economia - UFU

Resumo

O desenvolvimento tecnológico tem se colocado como um dos principais fatores determinantes da competitividade e das estratégias de desenvolvimento dos países. Diante disso, diversos têm sido os esforços dos países em compreender o processo de produção e de difusão dos conhecimentos científicos e inovações gerados, e concomitantemente, em estabelecer políticas de apoio às atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T & I) apropriadas. O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa dos principais indicadores de ciência, tecnologia e inovação (C, T&I) para os países membros do BRIC (Brasil, Rússia, andia e China). Mesmo os países membros do BRIC possuindo economias com características próximas por serem consideradas "economias emergentesâ€?, apresentam diferentes comportamentos quanto às variáveis que compõem as políticas e os indicadores de ciência, tecnologia e inovação. Esse trabalho está baseado na análise de alguns indicadores de esforço científico e de desempenho tecnológico. Acredita-se que o estudo desses indicadores permite entender a estrutura e o funcionamento do Sistema Nacional de Inovação (SNI) desses países. A partir da perspectiva do SNI, pode-se considerar o processo inovativo como complexo, exigindo para sua efetivação a montagem de um ambiente propício à inovação e de formação de recursos humanos envolvidos nas atividades de C, T & I. Nesse sentido, observa-se que o Brasil encontra-se com um SNI com fortes heterogeneidades, com destaque para a China como o país que realizou os maiores esforços e alcançou melhores resultados, caminhando, assim, para a construção de um SNI mais consolidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Cardoso Boaventura Oliveira, Instituto de Economia - UFU

Graduando em Ciências Econômicas no Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Iniciação Científica com apoio do CNPq.

Downloads

Publicado

2009-12-16

Edição

Seção

Ciências Sociais