O Melodrama como Fonte e Recurso Pedagógico

Autores

  • Juliana M. F Prados

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões comparativas acerca do ensino de teatro - por meio da forma melodramática - para graduandos e alunos do ensino fundamental. Traçando um paralelo entre ambos, percebendo influências do fazer teatral na prática pedagógica, as vertentes positivas e negativas de cada trabalho e buscando formas alternativas de contato com a metodologia estudada. Procurou-se averiguar o gênero melodramático com ênfase em sua relação pedagógica em diferentes espaços e investigar de que forma os professores tratam montagem de peças do gênero, visando os aspectos do ensino-aprendizagem. É ainda objetivo desta proposta a análise da receptividade do publico da montagem A maldição do Vale Negro e de outros melodramas, centrando-se o olhar nos aspectos pedagógicos da cena. O recorte deste artigo acompanha o projeto docente ao qual está vinculado: "O melodrama como recurso poético para encenadoresâ€?.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-16

Edição

Seção

Artes