AS REDES DE COMÉRCIO SOLIDaRIO: AS FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS DA ECONOMIA SOLIDaRIA EM MINAS GERAIS

Autores

  • Renata Rodrigues da Silva Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O capitalismo, embora seja um modo de produção bastante resistente, capaz de enfrentar várias crises e, ainda assim, se fortalecer, depara-se na atualidade com formas de resistências. Por se trata de um modelo sustentado por desigualdades e injustiças. Como exemplo dessas resistências encontra-se a prática, cada vez maior, da socioeconomia solidária (SES), ou economia solidária, apresentando-se como uma alternativa que busca a inserção de excluídos do mercado de trabalho. A socioeconomia solidária é sustentada por quatro pilares básicos: a solidariedade, o trabalho coletivo, a autogestão e a geração de atividade econômica. Dessa forma, faz-se necessária à análise tanto da economia solidária, de forma geral, quanto da comercialização de produtos e serviços resultantes dessa prática, visto que a comercialização ocorre não com objetivo de obtenção de lucro, mas como fonte de redistribuição de recursos, a fim de proporcionar melhores condições de vida para os membros dos empreendimentos econômicos solidários (EES). A socioeconomia solidária, bem como a comercialização dos produtos solidários, é uma realidade que se encontra em processo de expansão cabe, então, analisar a realidade do estado de Minas Gerais, mais especificamente o caso das Mesorregiões Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Norte de Minas. Estas duas Mesorregiões apresentam características que as diferem e, por isso, foram escolhidas para serem analisadas nessa pesquisa.

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Publicado

2009-12-16

Edição

Seção

Ciências Sociais