O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E-PROINFO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMaTICA

Autores

  • IGOR ALBERTO DE MELO SOUZA SOUZA, IAM SOUZA DENISE DE MELO E SOUZA
  • MARIA TERESA MENEZES FREITAS MENEZES FREITAS

Resumo

O texto relata uma pesquisa que teve como propósito analisar a contribuição da utilização de um ambiente virtual como recurso didático pedagógico complementar em disciplina presencial no curso de Matemática. Tal estratégia tem sido um recurso utilizado em algumas instituições de ensino e se apresenta em sintonia com as tendências em educação que levam em conta os recentes avanços tecnológicos. A proposta de utilização do software e-proinfo, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), suscitou expectativa no sentido de compreender a possibilidade da utilização deste recurso como ambiente de aprendizagem, uma vez que este software já está sendo utilizado em cursos de Educação a Distância em diferentes instituições. Ser um cidadão de uma era de informação desperta curiosidade relacionada às potencialidades das tecnologias e, em especial, da rede mundial de computadores (Internet). O estudo alerta para a compreensão de que não basta estar conectado e ter acesso fácil à informação e conhecimentos, pois o que se apresenta como mais importante é encontrar meios de ser crítico para analisar as informações disponibilizadas. Em todo material coletado durante o desenvolvimento da pesquisa procurou-se encontrar indícios das possibilidades oferecidas pela utilização de uma plataforma de ambiente de comunicação virtual como um recurso para potencializar as ações que fomentam a reflexão em um curso de formação de professores em Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-01-13

Edição

Seção

Matemática