HISTÓRIA E IMAGEM: A ICONOGRAFIA EM IMPRESSOS DIDÁTICOS DESTINADOS A ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Gustavo Araujo CLEURI DE FATIMA DA CUNHA DE ARAUJO

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma investigação realizada na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, no qual procuramos compreender a importância e a função das imagens presentes em impressos didáticos destinados a alfabetização, enquanto fontes históricas iconográficas. A presente pesquisa compõe uma mais ampla desenvolvida pelo NEIAPE e NEPHE, ambos núcleos de pesquisa da Faculdade de Educação da UFU. Esses dois grupos, além de produzirem importantes estudos acerca da História da Educação em Minas Gerais, contribuem relevantemente para o desenvolvimento desta pesquisa na produção de análises sobre a presença e utilização das imagens que apareceram nos impressos didáticos destinados ao processo ao processo de alfabetização por meio de imagens, na cidade de Uberlândia, interior do estado de Minas Gerais, no período de 1948 a 1960, recorte temporal este marcado pelo surgimento de um impresso bastante popular e importante na cultura escolar, a cartilha Caminho Suave, que alfabetizava por meio de imagens. Seguindo este pressuposto, considera-se outro fator relevante para a realização desse trabalho o uso de fontes iconográficas e orais, visto que há de se ter claro que tais fontes nos colocam frente a frente com a "memória? e as várias possibilidades que estas podem nos trazer para "lermos o passado? e buscarmos respostas que nos possam auxiliar a produzir reflexões e análises sobre o objeto de estudo colocado nesta investigação, contribuindo na produção de conhecimento para a História da Educação mineira

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Biografia do Autor

Gustavo Araujo, CLEURI DE FATIMA DA CUNHA DE ARAUJO

Acadêmico do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia e bolsista FAPEMIG/UFU de Iniciação Científica.

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Publicado

2011-11-14

Edição

Seção

Sociologia