Memória de professoras primárias no Triângulo Mineiro nas décades de 1940-1950.

Autores

  • Clarissa Betanho Inácio Geraldo Inácio e Marilza Betanho Inácio
  • Betânia De Oliveira Laterza Ribeiro Neiva Marilla Leite de Oliveira Laterza e Germano Laterza
  • Elisabeth Farias da Silva
  • Sauloeber Tarso de Souza

Resumo

Resumo:Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla denominada Modernidade e Educação pública no interior do Brasil:Estudo de caso no Triângulo Mineiro(1930-1950). Este trabalho tem como objetivo a análise das relações entre a formação docente, os saberes e as práticas pedagógicas e culturais produzidas no ensino primário nas décadas de 1940 a 1950 na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. A metodologia utilizada foi entrevistas semiestruturadas estabelecendo com os sujeitos a interlocução entre a cultura escolar e as culturas escolares compreendendo que a cultura escolar é própria da instituição e possui suas especificidades instauradas no interior das escolas, transitando de alunos e professores, de normas a teorias. Numa forma geral, engloba tudo o que acontece no interior da escola. O registro das narrativas possibilitou analisar e compreender as seguintes questões: Onde era realizada a formação da professora primária? Como era realizada essa formação? Como eram as normas de conduta para as professoras primárias daquela época? Como era o comportamento da professora primária na sociedade? Qual(is) a(s)principal(is) fonte(s) de saberes das professoras e como esses saberes eram ressignificados e mobilizados no cotidiano escolar? Como são concebidos os conteúdos didáticos válidos e obrigatórios para aquele contexto histórico? Quais os significados e sentidos que as educadoras atribuem ao ensino primário daquela época? Qual a relação de gênero e formação docente? A investigação do projeto revelou que os saberes e práticas re/construídas no ensino primário guardam significativa relação com o cotidiano vivido pelas professoras e sua prática cultural. Percebemos que as histórias pessoais, a formação docente e as condições de vida e de trabalho de cada professora interferem direta e/ou indiretamente na re/constituição dos saberes e das práticas pedagógicas e culturais. Assim essa pesquisa, além de trazer novos elementos para o debate acerca da formação de professores trás também o significado histórico da docência no ensino primário nos meados do século XX.

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Biografia do Autor

Clarissa Betanho Inácio, Geraldo Inácio e Marilza Betanho Inácio

Estudante do Curso de Pedagogia da FACIP/UFU - Campus do Pontal. Participou da modalidade Internacional no ano de 2008, com a intenção de ampliar o obejto desta pesquisa, visando um estudo comparativo sobre professoras primárias na década de 1940-1950 entre Brasil e Portugal.

Betânia De Oliveira Laterza Ribeiro, Neiva Marilla Leite de Oliveira Laterza e Germano Laterza

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, Docente da Universidade Federal de Uberlândia, Campus do Pontal, Professora permanente da Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa intitulada "História e Historiografia da educação".

Elisabeth Farias da Silva

Doutora em Educação pela pela Universidade de São Paulo - USP, Professora na Universidade Federal de Santa Catarina e professora do programa de Pós-Graduação em Educação desta Universidade.

Sauloeber Tarso de Souza

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Docente da Universidade Federal de Uberlândia, Campus do Pontal, Professor permanente da Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa intitulada "História e Historiografia da educação".

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Publicado

2010-08-13

Edição

Seção

Filosofia