ESTUDO DA CONFIABILIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE UBERLÂNDIA, MG POR MEIO DA MICROSSIMULAÇÃO

Autores

  • Andreza Cauhy Faggioni Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Civil
  • José Aparecido Sorratini Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Civil

Resumo

A Prefeitura Municipal de Uberlândia, com o objetivo de priorizar um transporte coletivo equânime e de qualidade, implantou o corredor de ônibus na Avenida João Naves de avila, que possui aproximadamente 7,5 Km de extensão, e se conecta a dois terminais de integração: o Terminal Central e o Terminal Santa Luzia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho do transporte coletivo urbano neste corredor de ônibus na cidade, por meio dos programas computacionais de simulação e microssimulação, SATURN e DRACULA, que simulam o fluxo de veículos de maneira rápida e barata e permitem uma visualização em computador da operação do transporte coletivo. Dados da rede viária e uma matriz de origem e destino de viagens veiculares, além de dados geométricos e de controle de tráfego, foram introduzidos nos programas e utilizados na simulação. Após a introdução dos dados foram analisados os resultados das simulações e avaliado o desempenho do transporte coletivo, sendo de grande importância tanto para os operadores do sistema quanto para os usuários do transporte urbano como um todo.

Biografia do Autor

  • Andreza Cauhy Faggioni, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Civil
    Aluna do curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq/UFU de 08/2007 a 07/2008.
  • José Aparecido Sorratini, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Civil
    Doutor em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Wisconsin - Madison, EUA. Atua nas áreas de planejamento de transportes, engenharia de tráfego, pavimentação e topografia.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Sumário