ESTUDO DA CONFIABILIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE UBERLÂNDIA, MG POR MEIO DA MICROSSIMULAÇÃO

Autores

  • Andreza Cauhy Faggioni Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Civil
  • José Aparecido Sorratini Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Civil

Resumo

A Prefeitura Municipal de Uberlândia, com o objetivo de priorizar um transporte coletivo equânime e de qualidade, implantou o corredor de ônibus na Avenida João Naves de avila, que possui aproximadamente 7,5 Km de extensão, e se conecta a dois terminais de integração: o Terminal Central e o Terminal Santa Luzia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho do transporte coletivo urbano neste corredor de ônibus na cidade, por meio dos programas computacionais de simulação e microssimulação, SATURN e DRACULA, que simulam o fluxo de veículos de maneira rápida e barata e permitem uma visualização em computador da operação do transporte coletivo. Dados da rede viária e uma matriz de origem e destino de viagens veiculares, além de dados geométricos e de controle de tráfego, foram introduzidos nos programas e utilizados na simulação. Após a introdução dos dados foram analisados os resultados das simulações e avaliado o desempenho do transporte coletivo, sendo de grande importância tanto para os operadores do sistema quanto para os usuários do transporte urbano como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Cauhy Faggioni, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Civil

Aluna do curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq/UFU de 08/2007 a 07/2008.

José Aparecido Sorratini, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Civil

Doutor em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Wisconsin - Madison, EUA. Atua nas áreas de planejamento de transportes, engenharia de tráfego, pavimentação e topografia.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Sumário