Dos barquinhos às montanhas: a produção discográfica da Bossa Nova mineira

Autores

  • Sheyla Castro Diniz Leonardo Diniz Ivo e Percília de Souza Castro Diniz

Resumo

A Bossa Nova, geralmente associada, tanto pelos acadêmicos quanto pelo senso comum, com o ambiente musical carioca dos anos 1950 e 1960, revela-se, neste trabalho, ocmo um tipo de canção igualmente consumida e produzida em Minas Gerais (Belo Horizonte) durante o mesmo período. Este artigo se propõe a analisar o movimento bossa-novista mineiro no que compete à sua produção discográfica, que foi desenvolvida principalmente pela atuação do Sambacana, gurpo encabeçado por Pacífico Mascarenhas, tendo em vista suas interações com a Bossa Nova do Rio de Janeiro, as apropriações e reapropriações realizadas nesse contexto. Destaco que o caráter além-fronteiras (de tempo e de espaço) que caracteriza a Bossa Nova se configurou em um alicerce para a musicalidade belo-horizontina, sobre o qual se estruturaram parte da sonoridade do Clube da Esquina e a formação artística de vários músicos posteriores.

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Biografia do Autor

Sheyla Castro Diniz, Leonardo Diniz Ivo e Percília de Souza Castro Diniz

Estudante de Música e Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa, com bolsa de Iniciação Científica 2006-2007 e renovação 2007-2008. Trabalho com o seguintes temas: Sociologia, História, Música Popular Brasileira, Bossa Nova.

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Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Sumário