PROCESSO AVALIATIVO NO CURSO DE LETRAS: A QUESTÃO DA INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR-AVALIADOR E ALUNO-AVALIADO

Autores

  • Roberta Carneiro de Medeiros ILEEL/ UFU
  • Maria Inês Vasconcelos Felice ILEEL/ UFU

Palavras-chave:

Avaliação

Resumo

Este estudo tem como foco a análise da interação professor-avaliador/aluno-avaliado no que diz respeito às representações que os mesmos fazem do percurso avaliativo e às concepções de avaliação - enquanto processo - que permeiam o imaginário docente/discente e às práticas nas quais estes estão envolvidos, representações e concepções que são consubstanciadas nos planos de curso e de avaliação. A avaliação é um tipo de procedimento muito difícil de ser aplicado na prática nas salas de aulas das escolas e universidades brasileiras, justamente pelo fato de este ser um assunto pouco difundido e estudado por professores e dirigentes. Por isso julga-se necessário um tratamento teórico, diferenciado para o processo avaliativo existente na relação/interação entre professor-avaliador e aluno-avaliado. Considerando-se o contexto da sala de aula, encontrar a falta de comunicação, de interação entre professor-avaliador e aluno-avaliado em vários aspectos e em relação ao processo avaliativo, especialmente, é uma recorrência no Curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia (MG). Sendo que uma avaliação mais completa e adequada pressupõe o acordo/contrato entre professor e aluno, esta deve ser negociada entre ambos, na medida do possível, e em função de demandas do ensino/aprendizagem: desde que inserido nas decisões e escolhas do processo avaliativo, o aluno tem maior participação no sistema e, conseqüentemente, maior consciência de seu aprendizado.

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Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Lingüística e Letras