AS CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO PARA O ESTUDO DA LaNGUA PORTUGUESA

Autores

  • ALINE SEGATE M

Resumo

Pelas experiências vivenciadas em salas de aula, como aluna dos níveis Fundamental, Médio e Superior e como professora voluntária, foi possível perceber alguns dos problemas enfrentados pelos professores quanto ao ensino de Língua Portuguesa bem como as dificuldades de os alunos entenderem os conteúdos propostos pelos professores da forma como é feita. Considerando alguns desses problemas, esta pesquisa objetiva investigar como o texto é trabalhado em sala de aula de escolas públicas e privadas da cidade de Uberlândia - MG. Objetivamos, também, perceber se os ensinos público e privado de Uberlândia- MG baseiam-se na proposta dos PCN e qual a relação texto/gramática em sala de aula e suas implicações. Dessa forma, pretendemos perceber como é(são) a(s) forma(s) de se trabalhar o texto em entidades públicas e privadas e, principalmente, de contribuir para as discussões relativas ao trabalho com o texto em sala de aula. O corpus utilizado para tal verificação é constituído de observações de aulas de Língua Portuguesa em algumas escolas da cidade em questão e através de dados coletados por meio de um questionário investigativo com questões relativas ao papel do texto em sala de aula, respondido tanto pelos alunos como pelos professores das turmas observadas. Como este estudo discutirá questões referentes à leitura, à gramática e à produção de textos no contexto especificado, são relevantes principalmente as considerações de autores que se inserem no âmbito da Lingüística Textual e da Gramática Funcional, uma vez que a primeira se preocupa com o texto no que diz respeito a questões que vão do nível formal ao discursivo, permitindo análises que possibilitam uma melhor interpretação e a segunda procura levar em conta variadas facetas do uso lingüístico, ou seja, preocupa-se como os falantes, de fato, usam a língua para se comunicarem. Assim, teremos como arcabouço teórico Marcuschi (2002), Neves (1990; 2003; 2004), Possenti (1999), Travaglia (2003; 2006), Ilari (1985), PCN (1997,2003), dentre outros. Palavras-chave: Texto, ensino, Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALINE SEGATE, M

BEZERRA, M. A. (Org.); DIONISIO, A. P. (Org.); Machado (Org.). Gêneros textuais e ensino. 1. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, v. 1. 232 p, 2002. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 1997. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 2003. CAMACHO, Roberto Gomes. Sociolingüística: Parte II. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à Lingüística: domínios e fronteiras. 1 ed. São Paulo: Cortez Editora, v. 1, p. 49-75, 2001. GERALDI, J.W (org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel-PR: Assoeste, 1984. ________. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997. ________. Da redação à produção de textos. In: GERALDI, J.W.; CITELLI, B. (Orgs.). Aprender e ensinar com textos de alunos I. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. ILARI, R. A lingüística e o ensino da língua portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1985. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio,

Downloads

Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Lingüística e Letras