RECRIANDO SONORIDADES INÉDITAS: DANDO VOZ ÀS ÓPERAS DE HENRIQUE OSWALD

Autores

  • Flávio FC Carvalho CNPq

Resumo

Este artigo apresenta as conclusões de pesquisa desenvolvidas dentro do Plano de Trabalho intitulado Recriando sonoridades inéditas: dando voz às óperas de Henrique Oswald, desenvolvido no período de agosto de 2007 a julho de 2008 que teve como objetivo a recriação da sonoridade orquestral de trechos das óperas do compositor brasileiro Henrique Oswald (1852-1931), que permanecem inéditas até o presente, por meio de softwares musicais. O trabalho foi desenvolvido a partir de microfilmes dos originais autógrafos do compositor, adquiridos junto ao Arquivo Nacional na cidade do Rio de Janeiro. Apresentaremos aqui uma análise do estado do material manuscrito, a seleção de trechos para a recriação sonora por softwares musicais, a descrição desse processo de recriação e as conclusões dessas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio FC Carvalho, CNPq

Flávio Carvalho, Doutor em Música - Canto - pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Música, atuando principalmente nos seguintes temas: musicologia histórica, ópera brasileira e canto erudito brasileiro.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Lingüística e Letras