RECRIANDO SONORIDADES INÉDITAS: DANDO VOZ ÀS ÓPERAS DE HENRIQUE OSWALD
Resumo
Este artigo apresenta as conclusões de pesquisa desenvolvidas dentro do Plano de Trabalho intitulado Recriando sonoridades inéditas: dando voz às óperas de Henrique Oswald, desenvolvido no período de agosto de 2007 a julho de 2008 que teve como objetivo a recriação da sonoridade orquestral de trechos das óperas do compositor brasileiro Henrique Oswald (1852-1931), que permanecem inéditas até o presente, por meio de softwares musicais. O trabalho foi desenvolvido a partir de microfilmes dos originais autógrafos do compositor, adquiridos junto ao Arquivo Nacional na cidade do Rio de Janeiro. Apresentaremos aqui uma análise do estado do material manuscrito, a seleção de trechos para a recriação sonora por softwares musicais, a descrição desse processo de recriação e as conclusões dessas ações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-30
Edição
Seção
Lingüística e Letras