ANaLISE QUANTITATIVA DO DESEMPENHO DE CANDIDATOS AO PAIES/UFU NO SUBPROGRAMA DE 2002-2005.

Autores

  • Kátia Alessandra de Souza Caetano Paulo César Caetano e Ilzete Maria de Souza Caetano
  • Ednaldo Carvalho Guimarães
  • Marcelo Tavares
  • Rogério de Melo Costa Pinto

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho dos candidatos que realizaram a avaliação seriada (denominada de PAIES-Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior) da Universidade Federal de Uberlândia, e comparar o desempenho entre os candidatos que foram aprovados e reprovados nessa avaliação; averiguando ainda, se existe relação das notas dos estudantes ao longo das três etapas do programa. A amostra foi coletada por meio de bancos de dados existentes na COPEVE/UFU (Comissão Permanente de Vestibular) dos exames de seleção do PAIES no subprograma 2002-2005 e é composta por 200 candidatos. Foram realizadas análises estatísticas descritivas nas notas dos candidatos, e, para a análise inferencial, foram utilizados testes paramétricos (Teste t-Student) e não-paramétricos (Teste de Friedman). Os resultados obtidos demonstram que os candidatos aprovados possuem notas médias maiores em todas as disciplinas e nas notas finais, independente da etapa avaliada. Observou-se também que estes candidatos não apresentaram desempenho regular ao longo das três etapas, pois a cada ano aumentaram suas notas médias. Fato contrário ocorreu com os candidatos reprovados, que mostraram desempenho mais constante ao longo dos três anos, com notas baixas nas três etapas. Observou-se ainda, que a 3ª etapa, independente se o candidato foi aprovado ou reprovado, foi a fase em que estes obtêm os melhores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Sumário