ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos

Autores

  • Carolina Ferreira Altamir Vicente Ferreira e Maria José Malaquias

Resumo

O presente artigo possui o objetivo em divulgar os resultados obtidos com a realização da pesquisa de iniciação científica realizada com o apoio do PIBIC - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - do CNPq/UFU. Este estudo consta da discussão do processo de inclusão escolar das pessoas que possuem necessidades educativas especiais, além de analisar mais especificamente o caso dos alunos com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. No decorrer do artigo, será abordada a questão da conceituação sobre os indivíduos com TDAH, a análise dos seus traços característicos de comportamento e conduta; as práticas pedagógicas utilizadas para o seu ensino, além de ser apresentado o resultado relativo à realização de um levantamento sobre o atendimento de crianças com TDAH no Ensino Fundamental das Escolas Públicas do município de Uberlândia. Há também o relato da vivência em uma Instituição Municipal de Ensino Fundamental no município de Uberlândia, a qual oferece um atendimento alternativo para estudantes com TDAH na perspectiva da educação inclusiva. Enfim, neste estudo, são analisadas as propostas e alternativas encontradas para a melhoria da formação dos graduandos em Geografia por meio de sugestões de práticas pedagógicas utilizadas para o ensino dos conteúdos da disciplina de Geografia, adequadas ao processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

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Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Sumário