GRUPO ESCOLAR DR. DUARTE PIMENTEL DE ULHÔA: memória, história, linguagem e cidadania (1930-1960)
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a importância da educação escolar elementar na consolidação do liberalismo político-econômico na sociedade brasileira, nos anos de 1930 a 1960. No período em apreço, em meio a inúmeras mudanças de ordem econômica, social, política e cultural, a educação passou a ser foco de discussões entre os grupos sociais dominantes, que atribuíam a ela o importante papel de desenvolver o conformismo social, inculcando nos indivíduos os ideais de civilidade e patriotismo aspirados pela classe hegemônica. Acreditava-se, ainda, que se poderia transformar a sociedade ao fornecer aos cidadãos a instrução necessária para tirá-los da ignorância, e por meio do trabalho torná-los produtivos. Diante disso, torna-se relevante questionar: qual a contribuição da educação escolar para a consolidação do projeto social liberal-nacional apontado no período de 1930 a 1960?Downloads
Publicado
2008-12-30
Edição
Seção
Lingüística e Letras