ANaLISE DA INFLUÊNCIA DA PUBLICAÇÃO E DA LEGIBILIDADE DOS ATOS OU FATOS RELEVANTES NO PREÇO DA AÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO NO PERaODO DE 2002 A 2006

Autores

  • Raquel Pires Espíndula
  • Patrícia de Souza Costa

Resumo

A divulgação de informações ao público investidor de uma companhia é necessária para o adequado funcionamento do mercado de capitais. Os atos ou fatos relevantes são elementos importantes do processo de evidenciação e comunicação de informações numéricas e narrativas de uma companhia para seus investidores. O objetivo deste trabalho foi verificar se a publicação e a legibilidade dos atos ou fatos relevantes provocam impacto no preço da ação das empresas brasileiras de capital aberto. A pesquisa é descritiva, realizada por meio de pesquisa documental (fonte primária), com abordagem quantitativa. Os fatos relevantes foram obtidos no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a cotação das ações das empresas por meio do sistema Economática. Os resultados do teste de legibilidade indicaram que os fatos relevantes do período estudado são em média de difícil leitura e que os mesmos vêm aumentando de tamanho com o passar dos anos. Os testes foram realizados com o auxílio do Software Eviews e as hipóteses do trabalho foram aceitas apenas parcialmente já que, de acordo com os resultados, apenas no setor de Petróleo e Gás tanto a divulgação quanto a legibilidade causam impacto no preço da ação das empresas desse setor.

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Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Sumário