Educação, imprensa e sociedade civilizada, Uberabinha, MG, 1888-1930

Autores

  • Luciana Araujo Valle de Resende

Resumo

O presente trabalho é resultante do projeto de pesquisa "Organização do ensino público e representações de educação e civilização em Minas Gerais: Uberabinha, 1888-1930 - Análise documental e interpretaçãoâ€?, coordenado pelo prof. Dr. Wenceslau Gonçalves Neto. Este estudo visa resgatar a História da Educação em Uberabinha, MG, no período da Primeira República, para que, a partir dessa trajetória histórico-educacional, bem como de sua análise e interpretação, possa se promover a interligação entre o estudo regional e o nacional. A compreensão dessa dinâmica servirá de base para a comparação e análise dos fatos e discussões educacionais encontrados na documentação oficial, principalmente nas atas da Câmara Municipal, nas reportagens presentes na imprensa local e nos temas abordados pela bibliografia especializada. Dessa forma, tendo como foco a organização do ensino público em Uberabinha, procuramos esboçar um mapa da educação pública nacional, que se materializa e ganha vida nos estabelecimentos educacionais uberabinhenses e nos quais é possível detectar suas contradições, seus avanços e retrocessos, suas rupturas e continuidades. Para tal, a educação será abordada como tema geral e, como subtemas, algumas questões que lhe são correlatas no contexto sócio-político-econômico do período da pesquisa, que são o civismo/patriotismo, a idéia de ordem e progresso, além dos aspectos da religião. Assim sendo, buscamos identificar como essas questões se apresentaram na realidade brasileira e como elas influenciaram na composição do cenário educacional uberabinhense e nacional.

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Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Sumário