A CHAVE DO COFRE: REPRESENTAÇÕES DA LITERATURA BRASILEIRA EM ESCRITOS DE MANUEL BANDEIRA - PROSA E POESIA EM MULTIFACES

Autores

  • Aline Cristina Moura Antônio Carlos de Moura
  • Joana Luíza Muylaert de Araújo

Resumo

o objetivo do presente artigo é discutir e analisar as representações da literatura brasileira em escritos de Manuel Bandeira, observando como se efetua sua relação co ma tradição literária, bem como seu modo de ver e conviver com a cultura. Nossas reflexões serão pautadas em acepções teóricas advindas da História Cultural. Observamos que as obras de Manuel Bandeira representam um amplo terreno, capaz de nos mostrar o desenvolvimento da cultura brasileira na época do movimento modernista. Assim sendo, buscaremos expor as marcas discursivas presentes em nosso corpus que explicitam o posicionamento deste autor. Nesta via de análise constatamos que essas marcas podem fornecer novos e relevantes ângulos deste período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cristina Moura, Antônio Carlos de Moura

Atualmente é graduanda pela Universidade Federal de Uberlândia,com previsão de conclusão para meados de 2008, foi monitora de francês 1 na mesma instituição(1 semestre),participou de um projeto de extensão em 2006,orientado pela profa. Ana Rosa Leonel,intitulado Atelier d'idées no qual foiu ma das responsáveis pela programação e execução do mesmo.Também participa do grupo de estudos em historiografia literária coordenado pela profa. Joana Luíza Muylaert de Araújo

Joana Luíza Muylaert de Araújo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professora associada, da Universidade Federal de Uberlândia . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica e Historiografia Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e crítica no modernismo brasileiro, história e literatura, problemas teóricos da narrativa moderna e contemporânea, a prosa de Machado de Assis. Bolsista do CNPq / Produtividade em Pesquisa 2.

Downloads

Publicado

2009-12-16

Edição

Seção

Artes