O CONECTOR MAS: UMA ANaLISE BASEADA EM TEXTOS DE ALUNOS EM DIFERENTES FASES DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • AMANDA ALVES SANTANA JAIR SANTANA DOS REIS E MARIA GORETTI ALVES SANTANA
  • ELISETE M.C. MESQUITA

Resumo

Considerando a relação sintático-semântica entre os enunciados ligados por conectivos coordenativos, percebemos que enquanto as gramáticas normativas, de modo geral, revelam poucas informações a respeito do uso do conectivo mas, as teorias nas quais nos embasamos nos trazem uma análise mais aprofundada, estabelecendo variadas funções para o conectivo em questão e não somente a relação de oposição entre duas orações, conceito este que estamos acostumados a encontrar nas gramáticas normativo - pedagógicas, orientadas de acordo com a Tradição Gramatical. Assim, no caso específico deste estudo, são relevantes principalmente as considerações de autores que se inserem no âmbito da Lingüística Textual e da Gramática Funcional, uma vez que a primeira se preocupa com o texto no que diz respeito a questões que vão do nível formal ao discursivo, permitindo a análise por meio do texto que possibilita uma melhor interpretação por meio do contexto e a segunda procura levar em conta variadas facetas do uso lingüístico, ou seja, preocupa-se como os falantes de fato usam a língua para se comunicarem. Assim, pretendemos compreender as escolhas feitas pelo locutor e, por meio de análise, verificar os valores assumidos por esse conectivo. O corpus selecionado para tal verificação é constituído de vários textos produzidos por alunos em diferentes fases de escolarização, distribuídos em três diferentes tipos: dissertativos, narrativos e descritivos. Para melhor compreensão desse assunto, teremos como arcabouço teórico estudos de lingüistas textuais como Travaglia (1991) e Fávero e Koch (1987) e funcionalistas como Neves (1997; 2000; 2002), principalmente.

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Biografia do Autor

AMANDA ALVES SANTANA, JAIR SANTANA DOS REIS E MARIA GORETTI ALVES SANTANA

Amanda Alves Santana, natural de Itumbiara-GO é aluna bolsista. Projeto nº H-013/2007 - PIBIC/ UFU. Graduanda do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL-UFU). E-mail: amandinha.santana@yahoo.cm.br

ELISETE M.C. MESQUITA

Elisete Maria de Carvalho Mesquita é Doutora em Lingüística e Língua Portuguesa pela UNESP

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Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Lingüística e Letras