O CONECTOR MAS: UMA ANaLISE BASEADA EM TEXTOS DE ALUNOS EM DIFERENTES FASES DE ESCOLARIZAÇÃO
Resumo
Considerando a relação sintático-semântica entre os enunciados ligados por conectivos coordenativos, percebemos que enquanto as gramáticas normativas, de modo geral, revelam poucas informações a respeito do uso do conectivo mas, as teorias nas quais nos embasamos nos trazem uma análise mais aprofundada, estabelecendo variadas funções para o conectivo em questão e não somente a relação de oposição entre duas orações, conceito este que estamos acostumados a encontrar nas gramáticas normativo - pedagógicas, orientadas de acordo com a Tradição Gramatical. Assim, no caso específico deste estudo, são relevantes principalmente as considerações de autores que se inserem no âmbito da Lingüística Textual e da Gramática Funcional, uma vez que a primeira se preocupa com o texto no que diz respeito a questões que vão do nível formal ao discursivo, permitindo a análise por meio do texto que possibilita uma melhor interpretação por meio do contexto e a segunda procura levar em conta variadas facetas do uso lingüístico, ou seja, preocupa-se como os falantes de fato usam a língua para se comunicarem. Assim, pretendemos compreender as escolhas feitas pelo locutor e, por meio de análise, verificar os valores assumidos por esse conectivo. O corpus selecionado para tal verificação é constituído de vários textos produzidos por alunos em diferentes fases de escolarização, distribuídos em três diferentes tipos: dissertativos, narrativos e descritivos. Para melhor compreensão desse assunto, teremos como arcabouço teórico estudos de lingüistas textuais como Travaglia (1991) e Fávero e Koch (1987) e funcionalistas como Neves (1997; 2000; 2002), principalmente.Downloads
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Publicado
2008-10-08
Edição
Seção
Lingüística e Letras