A educação segundo a concepção sartreana

Autores

  • Cláudia Barbosa de Carvalho FAPEMIG

Resumo

O artigo apresentado aborda as fundamentações do conceito de educação relacionado com a consciência humana na antropologia sartreana. Esses conceitos foram formulados pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980). Na elaboração desses o conceito de Nada, considerado a base para as obras de Sartre, recebeu forte influência de outros filósofos, entre os quais, Descartes, Kant, Hegel, Russerl e Heidegger. O conceito de Nada, desse modo, foi elaborado dentro do cenário da antropologia filosófica desse autor. Nesse caso, a sua concepção de natureza humana está intrinsecamente vinculada ao conceito de Nada como o elemento definidor do homem, ou seja, ao mesmo tempo em que é pelo homem que o nada vem ao mundo, o Nada, também, se constitui na essência do homem. Nesse sentido, o Nada habita a consciência humana como aquilo que o constitui como homem. Ainda mais quando uma educação é bem orientada a outro homem com a finalidade de revelar a realidade da liberdade que todos os humanos se encontram, mas que muitos se negam em aceitá-la e logo vivê-la com responsabilidade.

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Biografia do Autor

Cláudia Barbosa de Carvalho, FAPEMIG

Nasci no dia 09 de junho de 1983 na capital Brasília e com seis anos de idade vim para o município de Uberlândia - MG, onde passei no vestibular em 2004 para pedagogia.

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Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Sumário