VARIABILIDADE VERTICAL DE FÓSFORO, MICRONUTRIENTES E MATÉRIA ORGÂNICA EM LATOSSOLO VERMELHO CULTIVADO SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO E CULTIVO MaNIMO

Autores

  • Regina M. Q. Lana Instituto de Ciências Agrárias - ICIAG/UFU

Resumo

Sabe-se que a variação na disponibilidade de nutrientes no solo ocorre tanto horizontalmente quanto verticalmente. A variabilidade vertical de diversas propriedades do solo é dependente de fatores relacionados com o manejo do mesmo. Sendo assim, o sistema de produção deve ser considerado ao se medir a variabilidade das diversas características de um solo. O objetivo desse trabalho foi avaliar a variabilidade vertical do fósforo, boro, cobre, ferro, manganês, zinco e matéria orgânica, em duas áreas sob sistema plantio direto e sistema cultivo mínimo. De acordo com a avaliação da variabilidade vertical, observou-se que o comportamento dos atributos cobre, ferro, manganês, zinco e matéria orgânica no sistema plantio direto mostrou-se semelhante ao comportamento dos mesmos no sistema cultivo mínimo. Já para fósforo e boro, foram constatadas diferenças significativas de comportamento entre ambos os sistemas de cultivo. Os resultados obtidos devem ser considerados na definição de planos de amostragem do solo e manejo da adubação da área em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina M. Q. Lana, Instituto de Ciências Agrárias - ICIAG/UFU

Professor Titular, Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil. Laboratório de Análises de Solo/ICIAG, Av. Amazonas, s/n, Sala 102, Bloco 4C, Campus Umuarama, Caixa Postal 593, CEP 38.400-734, Uberlândia, MG. E-mail: rmqlana@iciag.ufu.br. * Autor para correspondência.

Downloads

Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Sumário