Históra e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes

Autores

  • Sheyla Castro Diniz Leonardo Diniz Ivo e Percília de Souza Castro Diniz

Resumo

Este artigo, afinado com o objeto principal da pesquisa desenvolvida, se volta para a cena musical belo-horizontina da década de 1960, período em que despontou o Conjunto Sambacana, liderado por Pacífico Mascarenhas, cuja mola mestra foram as canções de cunho bossa-novista. O propósito do trabalho é mostrar, especialmente através da discografia disponível, as interações e reapropriações da Bossa Nova mineira, tendo em vista o que já era feito no Rio de Janeiro, além de sua importância na carreira de músicos como Milton Nascimento e o Clube da Esquina, que posteriormente seguiria por outros caminhos.

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Biografia do Autor

Sheyla Castro Diniz, Leonardo Diniz Ivo e Percília de Souza Castro Diniz

Estudante de Música e Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa, com bolsa de Iniciação Científica 2006-2007 e renovação 2007-2008. Trabalho com o seguintes temas: Sociologia, História, Música Popular Brasileira, Bossa Nova.

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Publicado

2010-01-18

Edição

Seção

Filosofia