UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM EAD BASEADO EM LÓGICA FUZZY

Autores

  • Márcia Aparecida Fernandes Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O ensino à distância via web constitui-se em uma nova forma de ensinar e aprender, que altera totalmente os processos de ensino/aprendizagem dentro de nossa sociedade, devido à distância entre estudantes e professores no tempo e no espaço. Assim, o acompanhamento dos alunos que participam deste novo contexto é de extrema importância obtenção de bons resultados. Este trabalho apresenta um sistema de avaliação do desempenho do estudante para cursos de ensino à distância baseado na teoria da Lógica fuzzy, que fornece subsídios para expressar numericamente valores imprecisos tais como bom, ruim e normal. Este sistema de avaliação está dividido em duas partes que se interagem de forma que ao final resulte em uma única avaliação. A primeira é a avaliação do conteúdo e a segunda é a avaliação do comportamento do estudante durante o processo de ensino/aprendizagem. Além disso, o desenvolvimento desta proposta de acompanhamento dos estudantes em EAD se apóia em uma plataforma multiagente, que considera as ações de diferentes agentes para obter as informações necessárias ao sistema de avaliação.

Biografia do Autor

  • Márcia Aparecida Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia
    Márcia Aparecida Fernandes possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1985) , mestrado (1989) e doutorado (1996) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Algoritmos Genéticos, Redes de Petri, Planejamento e Informática na Educação e Problemas de Otimização.

Downloads

Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Sumário