A IDENTIDADE NO URBANO: DOS TERRITÓRIOS ÀS MULTITERRITORIALIDADES DOS MEMBROS DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA EM UBERLÂNDIA, MG.

Autores

  • Arley Haley Faria Instituto de Geografia - UFU
  • Rosselvelt José Santos Instituto de Geografia - UFU

Resumo

Tivemos como propósito discutir aspectos relacionados à criação de territórios relacionados à idéia da sobreposições e "multiterritorialidadesâ€?, mais especificamente, sobre os territórios criados por grupos formados pelas religiões de matriz africana na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Na perspectiva da cidade foram ressaltadas as suas plurialidades identitárias. As práticas religiosas e os processos de inserção de rituais na cidade são analisados como expressão de grupos sociais que conseguem usar o espaço. O território, neste caso é considerado como conquista, principalmente na medida em que ultrapassam sua compreensão específica como grupos estritamente religiosos e se imponham/insurjam enquanto agentes sociais. PALAVRAS-CHAVE: Identidade; Territórios; Multiterritorialidade; religião, negros.

Biografia do Autor

  • Arley Haley Faria, Instituto de Geografia - UFU
    Graduando do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Laboratório de Geografia Cultural e Turismo da mesma Universidade
  • Rosselvelt José Santos, Instituto de Geografia - UFU
    Professor Associado do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador do Laboratório de Geografia Cultural e Turismo.

Downloads

Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Lingüística e Letras