Ensino de Línguas Estrangeiras via MSN Messenger: Inglês como L2 mediando o aprendizado de L3 na prática de WebTandem

Autores

  • Cássia Regina Migliorança PIBIC/CNPq/UFU

Resumo

Este artigo tem o objetivo relatar a experiência e a análise da prática de ensino-aprendizagem em Tandem, por meio do programa MSN Messenger, como uma possível diferente forma de ensinar e aprender, de forma colaborativa. O ensino e aprendizado de línguas em Tandem é um assunto relevante de ser estudado pelos pesquisadores da área de Lingüística Aplicada, e pode contribuir na formação contínua de professores e alunos interessados pelo ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Embora, no Brasil, a prática de Tandem já se apresente como foco de estudos acadêmicos (Telles & Vassallo, 2005; entre outros), parece ainda relevante o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema para compreensão aprofundada sobre o processo de ensino e aprendizagem vivido através dessa prática, ainda relativamente "novaâ€? na área de Lingüística Aplicada e ensino de línguas. Nesta pesquisa, a prática de tandem foi investigada a partir do estudo de material documentário obtido da gravação de interações via MNS Messenger.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Regina Migliorança, PIBIC/CNPq/UFU

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia desde 2004, é pesquisadora na área de Lingüística Aplicada ao ensino de Línguas Estrangeiras. Além desta atividade, colabora com o Grupo PET-Letras, do qual foi bolsista antes de ser selecionada ao PIBIC/CNPq/UFU.

Downloads

Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Lingüística e Letras