O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: o caso dos alunos cegos e com baixa-visão
Resumo
Durante o período de 01 de agosto de 2006 a 31 de julho de 2007, foi realizado no Laboratório de Ensino de Geografia (LEGEO) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o projeto "Ensino de Geografia para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: o caso dos alunos cegos e com baixa visãoâ€?, cujo objetivo geral era compreender o processo de ensino-aprendizagem da Ciência Geográfica para aqueles sujeitos. O texto está composto por quatro partes: a) introdução, quando se apresenta o projeto em questão e se faz sua contextualização; b) revisão bibliográfica, parte na qual se faz uma sucinta retrospectiva da história da Educação Especial / Inclusiva; c) resultados, momento em que se discorre sobre questionário aplicado aos acadêmicos do Curso de Geografia, e defende-se modelo teórico de ensino-aprendizagem por meio da Cartografia Tátil, visualizando na maquete um importante recurso didático para os Deficientes Visuais; e d) considerações finais, quando reflete-se acerca da temática e as contribuições do projeto desenvolvido.Downloads
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Publicado
2008-10-08
Edição
Seção
Sumário