O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: o caso dos alunos cegos e com baixa-visão

Autores

  • Diones Carlos de Souza Almeida Carlos Roberto de Almeida e Maria Aparecida de Souza Almeida

Resumo

Durante o período de 01 de agosto de 2006 a 31 de julho de 2007, foi realizado no Laboratório de Ensino de Geografia (LEGEO) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o projeto "Ensino de Geografia para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: o caso dos alunos cegos e com baixa visãoâ€?, cujo objetivo geral era compreender o processo de ensino-aprendizagem da Ciência Geográfica para aqueles sujeitos. O texto está composto por quatro partes: a) introdução, quando se apresenta o projeto em questão e se faz sua contextualização; b) revisão bibliográfica, parte na qual se faz uma sucinta retrospectiva da história da Educação Especial / Inclusiva; c) resultados, momento em que se discorre sobre questionário aplicado aos acadêmicos do Curso de Geografia, e defende-se modelo teórico de ensino-aprendizagem por meio da Cartografia Tátil, visualizando na maquete um importante recurso didático para os Deficientes Visuais; e d) considerações finais, quando reflete-se acerca da temática e as contribuições do projeto desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diones Carlos de Souza Almeida, Carlos Roberto de Almeida e Maria Aparecida de Souza Almeida

Nascido em 17 de abril de 1984 na cidade de Dourados/MS. Sempre estudou em escola pública e recentemente formou-se no Curso de Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Sumário