IMPORTÂNCIA RELATIVA À DESINFECÇÃO DE MOLDES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS EM DIVERSAS ESCOLAS DE SAÚDE

Autores

  • Fabiane Maria Ferreira Pedro Donizeti Ferreira e Maria Carolina de Castro Ferreira
  • Veridiana Resende Novais
  • Sheila Rodrigues de Sousa Porta
  • Paulo Cézar Simamoto Júnior
  • Paulo Sérgio Quagliatto
  • Carlos José Soares
  • Alfredo Júlio Fernandes Neto

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar ensino, prática clínica e laboratorial em cinco instituições, considerando conhecimento de alunos e professores sobre desinfecção de moldes. A coleta de dados foi realizada, por meio de questionários, participando, no total da pesquisa, 201 alunos e 27 professores. A primeira parte do questionário, contendo questões discursivas, revelou que 66,17% dos alunos e 81,48% dos professores entrevistados realizam desinfecção de moldes. Dentre estes, 48,15% afirmaram ter recebido treinamento sobre este tema e 59,26% responderam que o tema é enfatizado nas escolas em que lecionam. As soluções desinfetantes citadas como mais eficazes por eles foram Glutaraldeído 2%, Hipoclorito de Sódio 1% e Clorexidina. Observou-se que a maioria dos alunos apresentava dificuldades em responder às questões relativas à descrição da técnica de desinfecção, para diferentes materiais de moldagem. Constatou-se que as respostas de docentes e discentes quando comparadas não apresentavam padronização. No geral, professores de mesma instituição demonstraram pensamentos divergentes sobre questões similares. Em relação à segunda parte do questionário, mesmo apresentando alternativas, o índice de questões em branco foi alto. Conclui-se que, apesar de estarem conscientes quanto à necessidade de desinfecção, os alunos apresentam dificuldades para executar tal procedimento. Além disso, não foi observada padronização de idéias entre professores de mesma instituição, havendo assim a necessidade de elaboração de protocolo e torná-lo mais claro e acessível aos alunos.

Biografia do Autor

  • Fabiane Maria Ferreira, Pedro Donizeti Ferreira e Maria Carolina de Castro Ferreira
    Acadêmica do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Veridiana Resende Novais
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas.
  • Sheila Rodrigues de Sousa Porta
    Professora Mestre Classe E do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Paulo Cézar Simamoto Júnior
    Professor Mestre Classe E do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Paulo Sérgio Quagliatto
    Professor Doutor Adjunto da
  • Carlos José Soares
    Professor Doutor Adjunto da
  • Alfredo Júlio Fernandes Neto
    Professor Doutor Titular da

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Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Sumário