IMPORTÂNCIA RELATIVA À DESINFECÇÃO DE MOLDES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS EM DIVERSAS ESCOLAS DE SAÚDE

Autores

  • Fabiane Maria Ferreira Pedro Donizeti Ferreira e Maria Carolina de Castro Ferreira
  • Veridiana Resende Novais
  • Sheila Rodrigues de Sousa Porta
  • Paulo Cézar Simamoto Júnior
  • Paulo Sérgio Quagliatto
  • Carlos José Soares
  • Alfredo Júlio Fernandes Neto

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar ensino, prática clínica e laboratorial em cinco instituições, considerando conhecimento de alunos e professores sobre desinfecção de moldes. A coleta de dados foi realizada, por meio de questionários, participando, no total da pesquisa, 201 alunos e 27 professores. A primeira parte do questionário, contendo questões discursivas, revelou que 66,17% dos alunos e 81,48% dos professores entrevistados realizam desinfecção de moldes. Dentre estes, 48,15% afirmaram ter recebido treinamento sobre este tema e 59,26% responderam que o tema é enfatizado nas escolas em que lecionam. As soluções desinfetantes citadas como mais eficazes por eles foram Glutaraldeído 2%, Hipoclorito de Sódio 1% e Clorexidina. Observou-se que a maioria dos alunos apresentava dificuldades em responder às questões relativas à descrição da técnica de desinfecção, para diferentes materiais de moldagem. Constatou-se que as respostas de docentes e discentes quando comparadas não apresentavam padronização. No geral, professores de mesma instituição demonstraram pensamentos divergentes sobre questões similares. Em relação à segunda parte do questionário, mesmo apresentando alternativas, o índice de questões em branco foi alto. Conclui-se que, apesar de estarem conscientes quanto à necessidade de desinfecção, os alunos apresentam dificuldades para executar tal procedimento. Além disso, não foi observada padronização de idéias entre professores de mesma instituição, havendo assim a necessidade de elaboração de protocolo e torná-lo mais claro e acessível aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Maria Ferreira, Pedro Donizeti Ferreira e Maria Carolina de Castro Ferreira

Acadêmica do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia.

Veridiana Resende Novais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas.

Sheila Rodrigues de Sousa Porta

Professora Mestre Classe E do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia.

Paulo Cézar Simamoto Júnior

Professor Mestre Classe E do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia.

Paulo Sérgio Quagliatto

Professor Doutor Adjunto da

Carlos José Soares

Professor Doutor Adjunto da

Alfredo Júlio Fernandes Neto

Professor Doutor Titular da

Downloads

Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Sumário