O COMÉRCIO DE AUTO-SERVIÇO DA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO: A EXPANSÃO E A MODERNIZAÇÃO DAS REDES DE ASSOCIATIVISMO.

Autores

  • Geisa Daise Gumiero Cleps Geisa Gumiero Cleps

Resumo

Como manifestação das necessidades de diferentes sociedades e em diferentes momentos, o desenvolvimento do comércio deu-se de forma espontânea. De uma função social a uma função econômica, esta atividade foi inventando e adotando novas técnicas, expandindo, incorporando e promovendo mudanças nas relações de troca e, principalmente, no espaço onde elas ocorrem. A questão do comércio atacadista e varejista e, por conseguinte, o segmento dos hipermercados e supermercados, envolve a problemática das transformações recentes da economia mundial, provocadas pelo processo de globalização da economia, cujos reflexos se traduzem na crescente internacionalização das grandes redes, nas estratégias territoriais de distribuição geográfica, no papel e no perfil do consumidor, nos avanços tecnológicos do setor e na nova divisão internacional do trabalho. Nesta perspectiva, a pesquisa procurou identificar como as empresas de auto-serviço, especialmente as redes de supermercados, estão se organizando para se tornarem competitivas e sobreviver no mercado. Ao estudar tal temática, buscou-se analisar as principais redes de associativismo que atuam na região do Triângulo Mineiro, bem como realizar um mapeamento da área de atuação destas. Palavras chaves: Associativismo, auto-serviço, redes, supermercados, cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Sumário