A Residência Migliorini e a Questão do Plano Moderno
Palavras-chave:
Arquitetura Moderna, Plano, Residência Migliorini.Resumo
O objetivo deste texto é apresentar uma análise plástica da residência Migliorini, construção modernista localizada em Uberlândia. Esta análise se insere numa pesquisa mais ampla denominada Documentação da Arquitetura Moderna no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: História e Preservação, coordenada por ................................ (UFU) e desenvolvida por professores e estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia, MG. A pesquisa teve apoio financeiro da FAPEMIG e do CNPq e teve por objetivo fazer um levantamento de exemplares de arquitetura moderna construídos na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como também proceder a análises do material pesquisado. Além da coordenadora, ........................, participam da pesquisa os professores ....................., Â ..................................., .................................., ..................................... e ........................, além de vários estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFU.
A análise da residência Migliorini atém-se aos vínculos do projeto com a questão do plano (superfície), elemento importante de definição do espaço e da linguagem modernos. A moradia foi projetada pelo arquiteto mineiro Fernando Graça, um dos pioneiros da arquitetura modernista em Minas Gerais, Â ainda atuante enquanto arquiteto.
A análise pretende apontar os vínculos da residência com a estética Construtivista (em especial com o Neoplasticismo), analisando ao mesmo tempo o modo com a superfície (plano) comparece na plástica da construção.
Os resultados da investigação revelam a presença do plano enquanto elemento marcante da linguagem do projeto e enquanto modo de definição do espaço da residência.