O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO (ENADE): concepções e proposições na percepção discente.
Palavras-chave:
ator social, verificação e regulação.Resumo
A avaliação da educação superior apresentou-se, nos últimos anos, como uma política de Estado para regular e controlar a oferta e a qualidade do ensino superior. Este artigo tem por finalidade apresentar a percepção e a proposição do discente, regularmente matriculado no último ano do curso de física e de pedagogia licenciatura, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a respeito do Exame Nacional de Desempenho Acadêmico (ENADE). Para tanto, examinou-se, por meio do levantamento bibliográfico, pesquisa concernente à política pública de avaliação da educação superior a partir da década de 1980. Bem como fez-se o levantamento documental relativo a leis, decretos e portarias das políticas avaliativas nacionais, como também as regulamentações internas da UFU e dos cursos em análise. Aplicou-se entrevista semiestruturada aos discentes, buscando investigar: 1) qual é a concepção de avaliação?; 2) há alguma proposta para avaliação de desempenho?; 3) se conhecem a finalidade da avaliação de desempenho?. Concluiu-se com a hipótese de que o Estado estabeleceu regulamentações para controle e para regulação, gerando o ranqueamento entre as Instituições de Ensino Superior (IES) pública e privada, sem de fato ter a preocupação com qualidade do ensino, mas na perspectiva mercadológica.Downloads
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Publicado
2014-07-25
Edição
Seção
Educação