A PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: ESCRITA E REESCRITA

Autores

  • Allana Cristina Moreira Marques UFU
  • Elisete Maria De carvalho Mesquita Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Ensino, Língua Portuguesa, Produção textual, Reescrita.

Resumo

Acreditamos, tal qual os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), (1997, 1998, 1999 e 2002), que a produção textual deve ser considerada como um processo contínuo. Nesse sentido, a volta ao texto, a revisão e a reescrita são de fundamental importância, pois, por meio delas, o aluno é levado a refletir sobre o processo de aprendizado da escrita. Apesar disso, essas práticas são pouco comuns nas aulas de Língua Portuguesa (LP), ou quando acontecem são mal orientadas e o aluno não entende o porquê de voltar ao texto, desconhecendo a importância desse processo. Tendo em vista essa situação, este estudo buscou investigar como tem se dado o ensino de produção textual nas aulas de LP nas escolas da rede pública de ensino na cidade de Uberlândia - MG. Para isso, i) selecionamos os participantes da pesquisa; ii) aplicamos questionário aos professores; iii) assistimos aulas em que os professores solicitaram a produção textual; e, por fim, iv) analisamos as produções textuais produzidas pelos alunos.

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Publicado

2012-11-05

Edição

Seção

Lingüística e Letras