ABORDAGEM INSTRUMENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÃNGUA INGLESA

Autores

  • Gisele da Cruz Rosa Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

didático, Abordagem Instrumental, Ensino de leitura.

Resumo

O processo de formação do cidadão neste terceiro milênio possui relação direta com o ensino de inglês como língua estrangeira, bem como com a compreensão e a produção do texto escrito. Pesquisadores tem se dedicado a estudar os aspectos relativos à leitura e compreensão do texto em inglês/LE. Apesar desta dedicação algumas lacunas necessitam ser preenchidas visto que o ensino de inglês no Brasil ainda não atende às necessidades reais de uso de textos e, Inglês. Assim, para que se proceda com uma análise e se compreenda o ensino da língua numa relação de integração à formação do leitor, esta pesquisa trata da análise dos temas de textos e seus respectivos exercícios de compreensão, publicados em duas séries didáticas adotadas por escolas locais. Para tanto são contempladas as discussões teóricas relacionadas ao ensino da leitura e abordagem instrumental para ensino de línguas, além da análise e avaliação do material didático para o ensino de línguas. Este relatório propõe apresentar contribuições para o ensino de inglês/LE se dedicando a uma análise e verificação do tratamento dado ao texto escrito, com foco em averiguar se o corpus desse trabalho, textos presentes nas séries didáticas já citadas, se adéqua ao seu público alvo.

Biografia do Autor

  • Gisele da Cruz Rosa, Universidade Federal de Uberlândia

    Licencianda do Curso de Letras pela Universidade Federal de Uberlândia; Graduanda em Direito pela Faculdade Pitágoras; Pesquisadora da área de Linguística Aplicada e Técnica em Administração pela Escola Técnica de Formação Gerencial.

Downloads

Publicado

2012-09-29

Edição

Seção

Lingüística e Letras