ABORDAGEM INSTRUMENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Gisele da Cruz Rosa Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

didático, Abordagem Instrumental, Ensino de leitura.

Resumo

O processo de formação do cidadão neste terceiro milênio possui relação direta com o ensino de inglês como língua estrangeira, bem como com a compreensão e a produção do texto escrito. Pesquisadores tem se dedicado a estudar os aspectos relativos à leitura e compreensão do texto em inglês/LE. Apesar desta dedicação algumas lacunas necessitam ser preenchidas visto que o ensino de inglês no Brasil ainda não atende às necessidades reais de uso de textos e, Inglês. Assim, para que se proceda com uma análise e se compreenda o ensino da língua numa relação de integração à formação do leitor, esta pesquisa trata da análise dos temas de textos e seus respectivos exercícios de compreensão, publicados em duas séries didáticas adotadas por escolas locais. Para tanto são contempladas as discussões teóricas relacionadas ao ensino da leitura e abordagem instrumental para ensino de línguas, além da análise e avaliação do material didático para o ensino de línguas. Este relatório propõe apresentar contribuições para o ensino de inglês/LE se dedicando a uma análise e verificação do tratamento dado ao texto escrito, com foco em averiguar se o corpus desse trabalho, textos presentes nas séries didáticas já citadas, se adéqua ao seu público alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele da Cruz Rosa, Universidade Federal de Uberlândia

Licencianda do Curso de Letras pela Universidade Federal de Uberlândia; Graduanda em Direito pela Faculdade Pitágoras; Pesquisadora da área de Linguística Aplicada e Técnica em Administração pela Escola Técnica de Formação Gerencial.

Downloads

Publicado

2012-09-29

Edição

Seção

Lingüística e Letras