VESTIDO DE NOIVA: A CONSTRUÇÃO DE UM MARCO NA HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO

Autores

  • Letícia Fonseca Falcão UFU
  • Rosangela Patriota Ramos UFU

Resumo

Apresentamos neste artigo não simples conclusões, mas, principalmente, as reflexões suscitadas ao longo de um ano de pesquisa. No percurso desta pesquisa vinculada ao projeto "Imagens e Palavras, Gestos e Sensações: Fragmentos do mundo contemporâneo recriados pela cena teatral do grupo TAPA (RJ/SP) - Caminhos possíveis para a interlocução entre Arte/Sociedade e História/Estética" fez com que nos debruçássemos sobre um objeto que se mostrou cada vez mais desafiador. A peça Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues surgiu apresentando-se desafiadora especialmente na tarefa de compreender o que essa peça representava desde sua estreia e qual seu papel na história do teatro brasileiro que faz com que ela seja trazida aos palcos A busca por compreender o autor como sujeito e crítico de seu próprio tempo histórico fora ponto de partida para que de antemão pudéssemos localizar em sua grande obra a peça que tomamos como objeto de pesquisa. Deparamo-nos com a necessidade de compreender a recorrência do discurso que apontava como marco inaugural do teatro moderno no Brasil, fazendo-se necessário ainda compreender que ideais convergiram para tal espetáculo, além do confronto com discursos destoantes dessa maioria. Nesse sentido foi imprescindível também analisar o texto, em suas características mais peculiares, bem como compreender a singularidade de determinados personagens. Assim o que encontraremos aqui serão os caminhos percorridos no processo de pesquisa, além, é claro, da exploração reflexiva de discussões que foram fundamentais para o trabalho que aqui se conclui num primeiro momento, dando margem para inúmeras outras reflexões acerca do tema.

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Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

História